O Grupo

O Grupo TAPA foi fundado em 1974 dentro da PUC-Rio, quando alunos de diversos cursos decidiram fazer teatro amador. À época, chamava-se Teatro Amador Produções Artísticas (T.A.P.A.). Quando o grupo se profissionalizou, em 1979, após um curso com o Teatro dos 4, e vários dos amadores decidiram seguir carreira profissional, o nome deixou de ser uma sigla – e se tornou apenas TAPA. Em 1986 o grupo transferiu-se para São Paulo, onde ocupou o Teatro da Aliança Francesa como sede permanente por 15 anos, até 2001. 

O grupo se notabiliza pelo teatro de repertório e a montagem de clássicos: entre os autores encenados estão Shakespeare, Bernard Shaw, Anton Tchekov, August Strindberg, Oscar Wilde, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello; e também grandes autores brasileiros, como Arthur de Azevedo, Nelson Rodrigues e Jorge Andrade. 

Com mais de 40 anos de atividade, o TAPA já recebeu mais de 80 prêmios, entre Shell, Mambembe, Molière, APCA, Qualidade Brasil e Governador do Estado. A sede fica, hoje, em um galpão na Barra Funda, onde são ministrados grupos de estudos para atores, promovendo pesquisa na área cênica.

O Tempo e os Conways, 1986