Grupo de Estudos de Cenas de Nelson Rodrigues
Uma abordagem às técnicas do TAPA para o início da construção de uma cena.
Neste grupo de estudos as atrizes e atores não levarão as cenas para casa e somente serão apresentados ao material cênico no momento que começarão a trabalhar. As aulas começarão com trabalho vocal, depois leremos e faremos exercícios em cima dos textos e serão conduzidos pelos orientadores.
Público alvo: atores profissionais com DRT
Período
de 14/09 até 30/11 (12 encontros)
Horários
Sábados, das 11:00 às 14:00
Valor
3x600 ou R$1.710 no PIX
Coordenadores
Eduardo Tolentino de Araujo
Um dos fundadores e TAPA e seu principal diretor. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, veio para São Paulo há 30 anos, quando o TAPA se mudou para a cidade. É um dos mais premiados diretores de teatro em atividade, tendo dirigido a grande maioria dos espetáculos do TAPA, entre eles: 12 Homens e Uma Sentença (indicação ao Prêmio Shell de Melhor Diretor), Major Bárbara (Prêmio APCA de Melhor Direção), A Importância de Ser Fiel, Os Órfãos de Jânio, Raposas do Café e Vestido de Noiva.
Brian Penido Ross
Carioca, ator, diretor, tradutor e professor. Começou a fazer teatro no colégio e é membro do Grupo TAPA desde 1982, percorrendo, como ator, praticamente toda a história do teatro brasileiro: dos autores do século XIX, como Martins Pena, França Jr. e Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos. Do repertório clássico fez Brecht, Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg, Pirandello e Ionesco, entre outros, em mais de 30 espetáculos.
Foi indicado para os prêmios de Melhor Ator por seu trabalho em “Nossa Cidade”, de T. Wilder e em "Major Bárbara", de Bernard Shaw.
Como diretor montou Nelson Rodrigues, Jorge Andrade, Vianinha, Tennessee Williams, Jean Tardieu, entre outros. Tem 2 traduções publicadas: "Ivanov", de Tchecov e "A Importância de Ser Fiel", de Oscar Wilde.
Professor de teatro desde 1999, deu aulas nas Universidades Anhembi Morumbi e FAAP, no Teatro Escola Célia Helena, na SP Escola de Teatro, na Escola Livre de Teatro de Santo André.
Atualmente dá aula na Escola de Atores Wolf Maya e nos Grupos de Estudos do Tapa.