Credores

  • Duração: 90 min
  • Classificação Indicativa: 14 anos

Grupo Tapa encena Credores, de August Strindberg,
em reencontro com Sandra Corveloni 

A montagem está no repertório do grupo há mais de 10 anos e ganha temporada no Galpão do Tapa, um dos pólos culturais da Barra Funda. Além da nova temporada, acontece o lançamento da tradução de Credores, feita por Eduardo Tolentino Araujo, para a edição da Edusp na coleção Em Cena. O Tapa completa 44 anos e prepara um segundo semestre com a volta de alguns sucessos de sua trajetória

Link de Fotos: https://cannal.links/credoresFotos

Revisitando uma de suas montagens mais longevas, o Grupo Tapa encena Credores, de August Strindberg (1849- 1912), a partir de quinta-feira, 6 de julho, às 20h, no Galpão do Tapa. Nesta versão, o elenco conta com André Garolli, Bruno Barchesi, Felipe Souza e Sandra Corveloni, nas duas primeiras semanas, e Luciana Carnieli, nas duas últimas, sob a direção de Eduardo Tolentino Araujo. A temporada vai até 29 de setembro com sessões aos sábados, domingos e segundas. 

Além da nova temporada, ocorre o lançamento da tradução de Credores, realizada pelo próprio diretor, para a edição da Edusp na coleção Em Cena. Tolentino foi o responsável pela tradução direta do original sueco e teve um processo minucioso de pesquisa para chegar até o resultado final da publicação. Pelo mesmo selo, Eduardo já traduziu o clássico Ivánov, do russo Anton Tchekhov. 

Na trama, dois homens e uma mulher se encontram em um balneário para um acerto de contas. O encontro evidencia marcas que nunca cicatrizaram. “Essa é uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens, que expõem seus conflitos, questão longe de se resolver nos tempos contemporâneos. Escrita em 1887, o texto projeta uma DR que atravessa dois séculos e, como diz a canção popular, “ainda somos os mesmos como nossos pais”.

Em Credores, existe um retorno à discussão sobre a guerra dos sexos com um tom mais aprofundado. A dramaturgia tem um texto mais concentrado, forte, uma espécie de cirurgia nessas relações. O espetáculo mexe com a ideia de “o inferno são os outros”, uma reflexão do filósofo francês Jean-Paul Sartre que se fundamenta no reconhecimento da relação com o outro. O visual tem um ar escultural com a composição da luz e o corpo dos atores.

Apesar da peça ter sido escrita no final do século XIX, a história dialoga bem com o mundo atual, característica que comprova o lado visionário do dramaturgo sueco. A montagem está no repertório do Grupo Tapa há mais de 10 anos e já contou com vários nomes no elenco como Simone Boer, Chris Couto, Sérgio Mastropasqua, José Roberto Jardim, Conrado Sardinha. E também passou pelos palcos do Sesc Santo Amaro, Sesc Bom Retiro, Teatro Arena, Viga Espaço Cênico, Festival Porto Alegre Em Cena, entre outros.

August Strindberg (1849- 1912) é um velho conhecido do grupo, e um dos nomes mais recorrentes no repertório do Tapa com as montagens de Camaradagem, Credores, Senhorita Julia, Brincando com Fogo e A Mais Forte.

“O dramaturgo sueco é o pai da Modernidade no teatro e influenciou Eugene O’Neill, Jean-Paul Sartre, Ingmar Bergman, e podemos notar traços de suas características em trabalhos de Edward Albee e Harold Pinter. Em suas obras, é possível localizar pontos que já tinham começado a ser discutidos na psicanálise de Sigmund Freud. O autor é um renovador da linguagem da cena, abriu a porta para explicitar o inferno das relações, é moderno tanto na forma quanto no conteúdo, um autor para a vida inteira”.

Credores marca um reencontro em cena presencial do Tapa com Sandra Corveloni. Com o grupo, ela protagonizou com Clara Carvalho uma versão online de A Mais Forte, de August Strindberg, durante a pandemia em 2021. A relação com a cia é bem duradoura, a atriz esteve no elenco de produções como Moço em Estado de Sítio, de Vianinha; Rasto Atrás, de Jorge Andrade; Ivanov, de Anton Tchekhov; A Serpente, de Nelson Rodrigues, entre outras montagens. Ainda com o Tapa, dirigiu dois espetáculos: As Viúvas, de Arthur Azevedo, e junto com Tolentino, Amargo Siciliano, de Luigi Pirandello. 

SERVIÇO

CREDORES
GALPÃO DO TAPA –
Rua Lopes Chaves, 86, Barra Funda, São Paulo. Capacidade: 50 lugares.

Temporada: até 29 de setembro.
Quinta a sábado, às 20h. Domingo às 18h.
Preço: R$80 (Inteira) e R$40 (Meia).
Classificação: 14 anos. Duração: 90 minutos.

FICHA TÉCNICA
Texto: August Strindberg. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: André Garolli, Bruno Barchesi, Felipe Souza e Sandra Corveloni/Luciana Carnieli. Redes Sociais: Renato Fernandes. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Assistentes de produção: Ivan Nóbrega e Leandro Tadeu. Direção de produção: Ariell Cannal. 

Informações para imprensa:
Adriana Balsanelli
11 99245 4138
imprensa@adrianabalsanelli.com.br   

Renato Fernandes
11 97286-6703
renato.fernandesgon@gmail.com