Realismo

Exercícios cênicos com sete monólogos da coletânea Retratos Falantes, do dramaturgo inglês cotemporâneo Alan Bennett.

Vamos trabalhar com o autor inglês contemporâneo Alan Bennet, aclamado pela crítica de cinema, teatro e televisão e que já foi indicado ao Oscar pelo filme As Loucuras do Rei George, filme de 1994. Escolhemos Retratos Falantes (Talking Heads), seu o trabalho cinematográfico mais famoso: série de monólogos feita para a BBC de Londres, em 1988 , que mais tarde foi apresentada no Comedy Theatre em Londres em 1992. Um segundo conjunto de seis Talking Heads veio uma década depois.
Os encontros se iniciam com um trabalho de corpo e de voz, quando são ministradas técnicas do Grupo Tapa e posteriormente trabalhamos trechos escolhidos pelos alunos.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Alan_Bennett

Período

de 05/03 até 18/06 (16 encontros)

Horários

Terças, das 10:00 às 13:00

Valor

1.970 no PIX ou 4x520

Coordenadores
Clara Carvalho

Formada em Letras pela PUC-Rio, trocou o balé clássico pelo teatro quando tinha 26 anos. Foi indicada quatro vezes ao Prêmio Shell (por "Ivanov", "Frankensteins", "Órfãos de Jânio" e  “Ou Você Poderia Me Beijar”) e o recebeu uma vez, por "Órfãos de Jânio", em 2002. Ganhou também o Prêmio Mambembe em 1998 ("Ivanov"), o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz em 2002 ("Major Bárbara") e o Prêmio APCA de 2003 ("Frankensteins"). Também foi indicada ao prêmio APCA de Direção, em 2015, por seu trabalho em "A Máquina Tchekhov" ao lado de Denise Weinberg e está indicada ao prêmio APCA de Melhor Atriz em 2018 por "A Profissão da Senhora Warren".

Trabalha também como tradutora, assinando a versão em português de peças inglesas e francesas como "Toc Toc", "Os 39 Degraus", "Retratos Falantes", "Ligações Perigosas" e “O Ensaio”, entre outras.

Brian Penido Ross

Carioca, ator, diretor, tradutor e professor. Começou a fazer teatro no colégio e é membro do Grupo TAPA desde 1982, percorrendo, como ator, praticamente toda a história do teatro brasileiro: dos autores do século XIX, como Martins Pena, França Jr. e Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos. Do repertório clássico fez Brecht, Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg, Pirandello e Ionesco​, entre outros​, em mais de 30 espetáculos.​
Foi indicado para os prêmios de Melhor Ator por seu trabalho em “Nossa Cidade”, de T. Wilder e em "Major Bárbara", de Bernard Shaw.

Como diretor montou Nelson Rodrigues, Jorge Andrade, Vianinha, Tennessee Williams, Jean Tardieu, entre outros. Tem 2 traduções publicadas: "Ivanov", de Tchecov e "A Importância de Ser Fiel", de Oscar Wilde.

Professor de teatro desde 1999, deu aulas nas Universidades Anhembi Morumbi e FAAP, no Teatro Escola Célia Helena, na SP Escola de Teatro, na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Atualmente dá aula na Escola de Atores Wolf Maya e nos Grupos de Estudos do Tapa.

As inscrições para este grupo de estudos estão encerradas.